domingo, 22 de maio de 2011

Desafio!!!

   Oi meninas, recebi esse desafio da Bruna M., do blog Relicário (http://algunspensamentos-bruna.blogspot.com), e é sobre livros, uma coisa que eu amo. Vamos pra ele então?

# Desafio Literário #
1- Existe um livro que você leria e releria várias vezes?
Sim, o livro que me fez apaixonar pela Literatura: "A Marca de Uma Lágrima" do Pedro Bandeira [infelizmente, emprestei o livro e eu nunca mais encontrei com a pessoa =( espero comprá-lo de novo, ou alguém me dar de aniversário, que aliás está chegando, é mês que vem, mas deixa pra lá, porque eu estou desviando do assunto principal]. Este é um livro infanto-juvenil, a minha categoria preferida, apesar de eu estar ingressando no 19 anos. Pequenino resumo: "O livro conta a historia de Isabel, uma jovem estudante de 14 anos, que se acha feia, será mesmo? Isabel é uma garota bastante esperta que enfrenta problemas relacionados a juventude, o que chama a atenção em Isabel é que ela sempre tem uma resposta para tudo. Na obra, a historia de Isabel começa quando ela é convidada para ir a uma festa, de seu primo, Cristiano.Isabel não via Cristiano desde crianças, nem imaginara, nem queria imaginarcomo ele estava.Porsua vontade não iria a festa mas sobre a insistencia de sua mãe, Isabel foi. Elachamou sua melhor amiga Rosana,para ir junto com ela. Rosana, chego a casa de Isabel linda, Rosana era incrivelmente linda Isabel sentia-se umilhada diante de Rosana. Na festaIsabel conhece e se apaixona porCristiano, ele a comprimenta e vai para perto de Rosana,por toda a festa Rosana e Cristiano não se largaram isso deixou Isabel péssima, ela bebia tudo o que via, uma hora ela foi para o jardim, estava na penumbra sosinha, com seu copo, assistindo de longe os casais consumirem na festa toda a seleção de musicas, foi aí que ela conheceu um rapaz, Fernando, que se apaixonou por ela assim que a viu. mas ela deu um fora nele fazendo-o deixa-la sosinha. mais tarde ela já estava quase que embriagada um rapaz chegou, tomou-a nos braços e beijou-a, num beijo quente e doce,imaginandoque era Cristiano que a beijava,ela cria um conto de fadas onde cristiano é o principe, conto esse que se quebraria logo a diante quando cristiano declara seu amor a Rosana. Isabel passa a escrever cartas e versos para ajudar o namoro de sua melhor amiga Rosana, com seu grande amor, Cristiano. Como se não bastasse seu amor não correspondido, ela ainda se envolve em uma trama que envolvia a morte de sua diretora, levanta-se a questão, "Terá sido mesmo suicidio".Acoada, desesperada, a ideia de morte passa a tomar conta de seu ser, enquanto seu coração se despedaça pelo amor por Cristiano.O texto utiliza uma linguagem culta e ao mesmo tempo popular, que nos deixa plugados até a ultima página com seu final surpreendente.
2- Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?
Sim, Marsha Mellow e Eu de Maria Beaumont. Tenho curiosidades de ler, pela sinopse, mas, ao começar a ler, não sei porque, o livro me desinteressou e eu sempre pego ele pra ler em épocas de prova. Quando eu for esmiuçá-lo em um momento propício, creio que vou conseguir chegar até o fim.
Sinopse: "Amy escreveu um bestseller - o romance definitivo sobre sexo, drogas e rock'n'roll... só que sem as drogas e rock'n'roll.
Ela devia estar curtindo o dinheiro, a fama e a matéria de oito páginas na Hello!. E talvez estivesse, se conseguisse contar a verdade para a mãe. Mas a mulher é tão prepotente e puritana que Amy ainda não disse para ela nem que fuma. Em vez disso, faz aquilo que é mestra: se esconde por trás do seu pseudônimo. Mas por enquanto tempo, agora que os tablóides deram início a uma cruzada para descobrir a verdadeira identidade de Marsha Mellow?
Se descoberta não é o seu único medo. Há o ex-namorado viciado em sexo, que provocou esse rolo todo, o patrão que ela odiaria , se não fosse irritantemente bonito, e a crescente conscientização de que todo mundo que ela conhece também tem seus segredinhos...
Marsha Mellow e Eu mostra que guardar um segredo pode ser uma experiência de matar... de rir."
3- Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?
A Bíblia. Não preciso nem dizer porque né? Ele é o nosso guia de instruções e ponto final. Sem Ele, não há fé, não há como agradar, nem respeitar, nem conversar direito com Deus. Um dia, ainda paro pra ler a Bíblia por inteiro.
4- Que livro você gostaria de ter lido, mas que por algum motivo nunca leu?
Sinceramente, não sei, gostaria de sugestões para uma nova leitura.

5- Que livro você leu cuja "cena final "você jamais conseguiu esquecer?
"Poderosa 2 - Diário De Uma Garota Que Tinha O Mundo Na Mão" de Sérgio Klein. Não vou contar porque é inconveniente, apenas indico todas as edições (vai até a quinta, e eu já li todas, sempre amando cada uma delas). Sinopse para vocês ficarem com água na boca: "Tudo o que ela escreve com a mão esquerda  se transforma em realidade. Dar vida às palavras torna Joana Dalva uma pessoa especial... Mas como usar esse poder para superar a sua saudade da avó? Ou ajudar uma amiga a se livrar de uma anorexia? Ou escapar de um sequestro e enfrentar a violência sem perder a cabeça? Esses são alguns dos desafios que a garota que tem o mundo na mão registra em seu diário de bordo. Em plena travessia da adolescência, ela encontra um país cheio de delícias e perigos, apaixona-se perdidamente pela terra à vista e acaba descobrindo o Brasil.
Sucesso de público e crítica, o primeiro livro da série foi listada do prêmio Jabuti/2006. Em Poderosa 2, Sérgio Klein navega ainda mais longe pelos sete mares da adolescência, mas passageiros de todas as idades vão querer embarcar nessa aventura..."

6- Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia qual o tipo de leitura?
Sim, minha mãe, ou mamis, como eu costumo chamá-la, sempre nos ensinou a ler (eu sou a irmã do meio, meu irmão mais velho chama-se Vinícius e tem 25 anos, o meu mais novo chama-se Danilo e tem 16 anos). O que ela nos dava pra ler normalmente era revistas em quadrinhos, a moda naépoca era os da Turma da Mônica. Eu tinha até o Almanaque, pena que ele ficou velhinho e começou a despedaçar, era uma relíquia, maravilhosa!

7- Qual livro você o achou chato, mas mesmo assim o leu até o final?
"Senhora" de José de Alencar. Eu não achava a história chata, maaaaas ler aquele livro com uma linguagem tão antiga era de dar sono. Precisei fazer um trabalho no meu ensino médio e pedi minha mamis pra ler junto comigo. Só assim consegui terminar de ler o livro e concluir o trabalho. Sinopse: "Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.

Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.
Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.
A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amá-lo, é vencida pelo amor.Aurélia mostra para Fernando um testamento, escrito após o casamento deles, em que ela deixa toda sua herança para ele,e assim eles descobrem que realmente se amam.



8- Indique alguns dos seus livros preferidos:
     1) Poderosas - Sérgio Klein (todas as edições);
     2) Traição Entre Amigas - Thalita Rebouças (ela é A Cara da leitura, galeraaaa);
     3) Agora Estou Sozinha - Pedro Bandeira;
     4) A Cidade Do Sol - Khaleid Hosseini (o mesmo escritor de O Caçador de Pipas, que também é maravilhoso);
     5) Sociedade Secreta / Rosa & Túmulo [vol.1] - Diana Peterfreud (ela escreve muito bem e eu ainda desejo ler os outros volumes dela);
     6) A Droga do Amor - Pedro Bandeira (e todas as aventuras do grupo dos Karas, se vocês lerem vão entender tudo e amar esses cinco integrante adolescentes do colégio Elite que sismam em se meter à frente da políci e resolver crimes!).
     ** Entre muitos outros, esses são só os principais.





9- Qual livro você está lendo no momento?
"Sócrates In Love - O amor sobrevive ao tempo" de Kyoichi Katayama e Kazumi Kazui. É um mangá que a minha amiga Fabi Lemos do blog "Espeljo, espelo meu" (http://fabimake-up.blogspot.com/) me emprestou. Estou amando. É super divertido, nunca tinha lido nem sequer uma história em quadrinhos em mangá, mas esse livro me encantou! Sinopse: "Os adolescentes Aki e Sakutarô se apaixonaram e viveram todas as emoções de um primeiro amor. Juntos descobriram a alegria, a ansiedade por um telefonema e o companheirismo no dia a dia. Mas uma tragédia muda tudo, e ele precisa aprender sobre desilusão, dor e perda. O que poderia ser mais uma história de amor, transformou-se no maior fenômeno editorial da história do Japão.
O romance nasceu quando o escritor japonês kyoichi Katayama, ao ler um livro de filosofia, deparou-se com a frase: 'o amor é uma forma de violência que obriga as pessoas a pensarem'. Intrigado, ele decidiu criar uma história que simbolizasse a ideia. O livro mais vendidodo Japão virou mangá, e o sucesso de vendas se repetiu, tanto no Japão quanto nos Estados Unidos. O enredo é tão fortee criativo que emocionou até a desenhista Kazumi Kazui que, a partir da metade da história, criou todos os desenhos com os olhos cheios de lágrimas.

10- Indique cinco blogueiros para o desafio literário:
* Espelho, espelho meu - Fabi Lemos [http://fabimake-up.blogspot.com/];
   * Profano Feminino - Ane e Isa [http://www.profanofeminino.com/];
   * Cris Menegussi [http://crismenegussi.blogspot.com/];
   * Andreia Napoleão [http://napoleaoandreia.blogspot.com/];
   * Menina Mulher - Lê Zany [http://meninaemullher.blogspot.com/].

Amei essa experiência. Quem puder fazer o mesmo... será ótimo! Garanto... FIM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário