1) Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Saudável: - do dicionário - Estado do que é são; robustez; vigor, saudação; brinde; expressão usada para desejar bem-estar ou felicidade a alguém, geralmente em brindes ou despedidas; expressão que se dirige a alguém que acabou de espirrar para lhe desejar saúde.
* Quatro fatores para um cabelo saudável:
Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões do dia a dia, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa.
Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Quando aproximamos nosso cabelo à TV, os mesmos são "puxados" para a tela como se fossem ímãs, isto é um exemplo de eletricidade estática nos nossos fios. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.
Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.
pontas duplas
(mais adiante, falarei como cuidar das pontas duplas)
Exposição solar
Dicas para o cuidado diário
- Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
- Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
- Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
- Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
- A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
- Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.
2) Cabelos danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração,alisamentos, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, consequentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.
Danificar: - do dicionário - Causar danificação a. ~> Danificação: Deterioração propositada; estrago.
*Como ocorrem os danos aos cabelos?
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula (como vimos anteriormente). A cutícula é a camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também a camada de sebo, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.
= Além das pontas duplas, (que falarei como cuidar delas), o cabelo também pode adquirir doenças, que serão tratadas no próximo post...
Super interessante esse post!
ResponderExcluirAprendi bastante, e principalmente a dica que fala que não devemos colocar o Shampoo em só uma parte da nossa cabeça... Eu mesmo tenho essa mania kk'
Mais agora que aprendi, tudo vai se resolver ;*
Amiiga, precisamos fazer parceria... ^^
estou adorando seu Blog e a sua participação lá no meu(;
Fico muito feliz por isso!
Assim que você já tiver a caixinha de divulgação nós trocamos e ficamos parceiras... isso é um bom ícone para atrair novos leitores e seguidores né.
Beeeijos ;*
Amei o post*-*
ResponderExcluirE sucesso para o seu blog,e muito obg por me seguir e pelo seu carinho lá no blog.
Seguindo OK.
Bj
eutenhobeleza.blogspot.com
Oi Josy!!!!!
ResponderExcluirAmei sua visitinha, agradeço de coração!!!!
Passei aqui para prestigiar seu blog e lhe desejar uma ótima páscoa!!!!
Seu blog tá muito lindo. Adorei o conteúdo, informaçoes capilares são extremamente valiosas!!!!
Muito sucesso!! Bjoss, Fer
Olá Flor
ResponderExcluirestive passando e adorei o blog.
seguindo pra acompanhar novidades!
dê uma passadinha no meu também!
beijous
www.aylabee.blogspot.com
Adoreei as dicas pros cabelos. Bom saber que posso me informar nesse âmbito aqui. Bjo ;)
ResponderExcluirPode copiar sim, você eu deixo! haha =)
ResponderExcluirÓtimo início de semana!
Blog Coisas de Menina ♥
http://coisasdemenina29.blogspot.com/
oi meninas... muito obgd pelo carinho e consideração! responderei cada uma em seu blog, okz?! continuem conferindo as matérias... bjins
ResponderExcluir