quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cabelos... (3)

   Como prometido os estudos estão se aprofundando, para entendermos melhor o motivo pela qual nós amaaaaaaamos nossas cabeleiras!
   No post passado a estrutura física do cabelo se divide em três partes... mas, não vou ficar repetindo, se quiserem saber melhor, dêm uma olhadinha lá, okz!? 
   Hoje trataremos sobre o pH de nossos numerosos fios e os tipos de cabelos existentes *-* amo esta parte_ _ _


1) PH - primeiramente temos que aprender o que é pHO pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será; veja o pH de algumas substâncias:
Ácido de bateria - menos que 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5

O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
Os indicadores possuem a propriedade demudar de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico.
Um exemplo é o tersol e a fenolftaleína.
Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína saí de vermelha e fica incolor na presença de um ácido.

Você pode fazer estas experiências em sua casa, basta comprar um papel tornassol e mergulhá-lo em um copo de Coca-Cola que você poderá observar a mudança na cor.
É importante que você lembre que não é recomendável manipular substâncias com teor alto de acidez (ou com pH muito próximos a 0, geralmente menores que 2).

1.1) PH Nos Cabelos - O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.


2) Tipos de Cabelos
Quanto à Oleosidade

2.1) Cacheados - Os cabelos cacheados tendem a ser secos pela razão de seu formato em espiral, o que dificulta a hidratação dos cabelos. Os cabelos cacheados precisam de muita atenção. Por serem geralmente cheios, necessitam de hidratação constate que deixe o cabelo mais brilhante, sedoso e não muito volumosos. É recomendado evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
2.2) Secos - Cabelo seco é a denominação cosmética para cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço. O cabelo tanto pode ser seco por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à exposição à poluição, ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outras causas. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes. O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raíz, o que reduz a perda de cabelo.

2.3) Normais - Cabelo normal é uma expressão utilizada no meio cosmético para os tipos de cabelos mais comuns. São macios, com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável. O cabelo normal é uma característica natural, porém pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de gordura do couro cabeludo e atingir um equilíbrio equivalente ao do cabelo normal.
2.4) Oleosos - Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade. O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.
2.5) Mistos - Possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.

Quanto à cor

2.1.1) Com diferentes níveis do pigmento melanina, os cabelos naturais são basicamente das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos. Entretanto, podem ser tingidos e adquirirem praticamente todos os tipos de cores. A falta de melanina nos cabelos humanos provoca uma cor esbranquiçada nos cabelos, podendo ser processo decorrente do envelhecimento ou de uma doença, como o albinismo.







.


7 comentários:

  1. oie!!! vim agradecer e retribuir! já estou seguindo! seja bem vinda viu?
    já respondi seu comentário lá no blog!passa la!
    menina isso q vc postou é uma aula!! perfeita! parabéns gata!amei!!*.*

    www.crismenegussi.blgospot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou expert em cabelos!!!
    Vou sair por aí observando os cabelos de todo mundo... hahaha

    ResponderExcluir
  3. Cris, não deixarei de passar lá, pq eu adorei a sua matéria e estou pesquisando sobre tudo... pra aprender sempre + / iiiii... ainda tem muito + rapá. ainda vou postar sobre cabelos saudaveis e danificados... e em seguida, sobre o tipo de cabelo que combina com seu rosto... fik atenta ai, okz?!

    ResponderExcluir
  4. Olá Josy tudo bem?
    Muito obrigada pela visita ao meu blog, adorei a matéria acima sobre as nossas madeixas.
    O meu bolso já não aguenta há muito tempo todas as novidades...rsrsrs mas sempre damos um jeitinho.
    Já estou te seguindo também, em breve farei sorteiOs no Blog e você já está participando.

    Já estou te seguindo, http://danisnaweb.com

    Beijos gatona!!!

    ResponderExcluir
  5. o meu intuito eh pesquisar td sobre cada coisa, entende? então se o assunto é cabelo, eu vou pesquisar sobre cabelos até não aguentar +... incluirei na minha lista, a hidratação à laser que vc postou no seu blog. Adorei estar participando do seu sorteio... te visitarei sempre! bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoorei este post! *-----------*
    ótimas dicas para identificação dos fios, e para quem quer ter cabelos bonitos & saudáveis!
    Parabéns, sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o post, flor!
    Fiquei feliz que tenha gostado da make no blog da Débora!!

    :D
    Quando tiver um tempo dá uma passadinha no meu blog: BlogdaElen

    Obrigada.
    Estou te seguindo!!
    beijo

    ResponderExcluir