sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cabelos... (4)

   Bom, já vimos todas as estruturas e potencialização do nosso poderoso capilar, maaaas, ainda não sabemos como distinguir um cabelo saudável de um cabelo doente, afinal existem tantos tipos de cabelo que nos deixam até tontas tentar reconhecer um deles, não é mesmo?! Então, voalá:

1) Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Saudável: - do dicionário - Estado do que é são; robustez; vigor, saudação; brinde; expressão usada para desejar bem-estar ou felicidade a alguém, geralmente em brindes ou despedidas; expressão que se dirige a alguém que acabou de espirrar para lhe desejar saúde.


* Quatro fatores para um cabelo saudável:
Brilho
   Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões do dia a dia, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa.
Eletricidade estática
   Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Quando aproximamos nosso cabelo à TV, os mesmos são "puxados" para a tela como se fossem ímãs, isto é um exemplo de eletricidade estática nos nossos fios. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.
Força
   Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os. 
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.
pontas duplas
(mais adiante, falarei como cuidar das pontas duplas)

Exposição solar
   A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos. Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina. Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

Dicas para o cuidado diário
  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....

  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

  • Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

  • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.

2) Cabelos danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração,alisamentos, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, consequentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.
Danificar: - do dicionário - Causar danificação a. ~> Danificação: Deterioração propositada; estrago.


*Como ocorrem os danos aos cabelos?
   Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados importantes. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula (como vimos anteriormente). A cutícula é a camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também a camada de sebo, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.

A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.

= Além das pontas duplas, (que falarei como cuidar delas), o cabelo também pode adquirir doenças, que serão tratadas no próximo post...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cabelos... (3)

   Como prometido os estudos estão se aprofundando, para entendermos melhor o motivo pela qual nós amaaaaaaamos nossas cabeleiras!
   No post passado a estrutura física do cabelo se divide em três partes... mas, não vou ficar repetindo, se quiserem saber melhor, dêm uma olhadinha lá, okz!? 
   Hoje trataremos sobre o pH de nossos numerosos fios e os tipos de cabelos existentes *-* amo esta parte_ _ _


1) PH - primeiramente temos que aprender o que é pHO pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será; veja o pH de algumas substâncias:
Ácido de bateria - menos que 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5

O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
Os indicadores possuem a propriedade demudar de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico.
Um exemplo é o tersol e a fenolftaleína.
Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína saí de vermelha e fica incolor na presença de um ácido.

Você pode fazer estas experiências em sua casa, basta comprar um papel tornassol e mergulhá-lo em um copo de Coca-Cola que você poderá observar a mudança na cor.
É importante que você lembre que não é recomendável manipular substâncias com teor alto de acidez (ou com pH muito próximos a 0, geralmente menores que 2).

1.1) PH Nos Cabelos - O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.


2) Tipos de Cabelos
Quanto à Oleosidade

2.1) Cacheados - Os cabelos cacheados tendem a ser secos pela razão de seu formato em espiral, o que dificulta a hidratação dos cabelos. Os cabelos cacheados precisam de muita atenção. Por serem geralmente cheios, necessitam de hidratação constate que deixe o cabelo mais brilhante, sedoso e não muito volumosos. É recomendado evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
2.2) Secos - Cabelo seco é a denominação cosmética para cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço. O cabelo tanto pode ser seco por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à exposição à poluição, ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outras causas. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes. O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raíz, o que reduz a perda de cabelo.

2.3) Normais - Cabelo normal é uma expressão utilizada no meio cosmético para os tipos de cabelos mais comuns. São macios, com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável. O cabelo normal é uma característica natural, porém pessoas que têm cabelos secos ou oleosos podem equilibrar os níveis de gordura do couro cabeludo e atingir um equilíbrio equivalente ao do cabelo normal.
2.4) Oleosos - Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade. O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.
2.5) Mistos - Possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.

Quanto à cor

2.1.1) Com diferentes níveis do pigmento melanina, os cabelos naturais são basicamente das seguintes cores: loiros, castanhos, ruivos e pretos. Entretanto, podem ser tingidos e adquirirem praticamente todos os tipos de cores. A falta de melanina nos cabelos humanos provoca uma cor esbranquiçada nos cabelos, podendo ser processo decorrente do envelhecimento ou de uma doença, como o albinismo.







.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cabelos... (2)

...continuação...

   Reprise: como foi dito no post passado, o primeiro aspecto para chamar a atenção, são as madeixas; que nós mulheres adoramos modificar. Mas pra entender tudo sobre nossa  questão feminista, é preciso estudar à fundo as características, e expressões de cada tipo e em igualdade. Já vimos a estrutura química dos fios, o que nos ajudou a entender o por quê alguns cabelos são oleosos e outros ressecados (quando a glândula sebácea produz muito ou pouco sebo no couro cabeludo); e agora vamos ao dicionário pra saber o q eles definem por cabelo:

cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludoHá em média três milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média um centímetro por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura. *Definido cientificamente como apêndice tegumentário ou TIGE.


   É obvio, que todo mundo sabe o que é cabelo... mas ninguém procura se perguntar o motivo pelo qual existe. Pois bem, na antiguidade, lá na época das cavernas, nossos ancestrais precisavam arriscar a vida para sobreviver, procurar comida e água, além de ter que aguentar o frio e o calor. O nosso crânio é revestido, tudo bem até aí, maaaaas... a pele que fica em volta dele é fina e sozinha não suportaria, portanto nossa beleza também é proveniente de cuidados especiais do nosso organismo!


Cabelo não deixa de ser pelo acima de tudo, porém tem suas particularidades. O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos. Queratina (do grego kéras que significa chifre) ou ceratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo. O cabelo é formado por três camadas de células queratinizadas: 
Cutícula - Camada externa do fio de cabelo que se divide de 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição, etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc. - e por isso a oleosidade é muito importante, pra proteger o exterior do fio!) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.
** Córtex - Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
  • ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
  • ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
  • ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química ou física (aquecimento) e sua transformação é permanente.
Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pêlo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pêlo possui de dois a três tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:
  • ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%).
  • PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidadeda substância enxofre (cerca de 5%).
  • MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.
*** Medula - É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

# No próximo post: 1) PH do cabelo 2) Tipos de Cabelo #


terça-feira, 26 de abril de 2011

O Início

   Bom, primeiramente agradeço à Fabi por ter me ingressado (*novamente - depois eu explico a utilização dessa palavra) nesse mundo virtual. Para mim este blog é uma espécie de terapia, onde eu posso desabafar, desestressar, me soltar, mas tudo de uma forma limitada e saudável.
   Pra quem ainda não pescou a ideia das minhas "matérias", eu vou fazê-los entender melhor o motivo na qual escolhi este assunto pra tratar. Após uma briga com meu namorado, resolvi ler um livro ("Por Que Os Homens Fazem Sexo e As Mulheres Fazem Amor?") que estava à muuuuuuuuito tempo na minha estante. Este livro me ajudou a entender as teimosias do sexo oposto e a aceita-las um pouco melhor. Por isso fiquei interessada. Com isso, dou início à minha primeira postação!!!
*OBS.: Eu já tive blog, mas não com o intuito de hoje em dia. Antigamente, era uma febre postar fotos pro coleguinhas comentarem ;)

~> No livro citado anteriormente, aprendi que nós mulheres somos as únicas portadoras de um dom especial enviado por Deus: o poder de ler os sinais não-verbais de outro ser. Nosso corpo emite vários tipos de sinais tentando emitir nossos desejos e vontades.
~> Dos pés à CABEÇA, o sexo feminino se modifica propositalmente a fim de se tornar mais bela, atrair olhares e principalmente, arrancar elogios de quem desejamos. Ao olhar para uma mulher, a primeira coisa em que eu reparo são os cabelos. Hoje em dia, a variedade de modelos, cores e texturas são amplos e cá entre nós, muito lindos! Mas só escolher não basta, tem que combinar conosco e com o gosto pelicuiar de nossos parceiros. Por isso apresento à vocês o primeiro assunto:

CABELOS

1) Estrutura química: as Glândulas Sebáceas, encontradas na pele dos mamíferos, secretam uma substância chamada sebo, que em latim significa gordura, essa gordura oleosa é formada principalmente por lipídeos, que revestem a cutícula dos fios (camada externa). Tem como função evitar a desidratação do cabelo. A umidade capilar é muito importante para manter a saúde das madeixas, em características como brilho e maciez. A composição do sebo varia de espécie para espécie, em humanos, o conteúdo lipídico é o seguinte: 25% de ceras monoésteres; 41% de triglicerídeos; 16% de ácidos graxos livres; 12% de esqualeno. Mas no fio em si, é diferente: a raiz contém ligações de hidogênio, até a metade dos fios existem ligações iônicas e, nas extremidades, as ligações de dissulfeto completam a estrutura capilar. *Lipídioslipídeoslípides ou lípidos são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcoolbenzinaéterclorofórmio e acetona.

 continua no próximo post...