segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cabelos... (5)

   Olá meninas, tudo bem com vocês? Como foram de fim de semana? espero que tenha sido ótimo, porque desta forma foi o meu! Estou de volta bem descansada pra trazer um alerta: as DOENÇAS que existem por aí a fora... são muitas, portanto, talvez eu tenha que dividir em alguns posts, mas fiquem atentas para os sintomas e provenientes curas. Claro, nenhuma de nós quer jubas adoentadas, não é mesmo?! Então vamos lá:

ANOMALIAS DA HASTE E DO COURO CABELUDO
Anomalia - O que se desvia da norma, da generalidade. Irregularidade. Deformidade, monstruosidade.
Haste - (latim hasta, -ae, lança, leilão). Vara da lança, da hasta, etc. = hástia; Pau em que se iça a bandeira. Chifre. Tronco, caule. Vergôntea, pedúnculo. haste da cruzpeça vertical da cruz.

1) Tricorrehexis Nodosa - Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade das pontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.

2) Dermatoses foliculares e hiperticoses - São alterações morfológicas e/ou estruturais dos pêlos, hereditárias ou não, congênitas ou adquiridas, e de solução terapêutica muitas vezes difícil.

3) Síndrome de Menkes - Doença do pêlo enroscado ou doença do pêlo duro. É distúrbio hereditário recessivo ligado ao cromossomo X, que resulta na absorção reduzida de cobre pelos intestinos. O sintoma está relacionado com níveis deficientes de cobre disponível, incluindo deterioração mental progressiva, cabelos frágeis, retorcidos ou enroscados, assim como alterações esqueléticas. A morte geralmente ocorre no decorrer dos primeiros anos de vida.

4) Moniletrix - Cabelos em conta de rosáreo. É afecção rara, hereditária, que surge na infância, caracterizada por dilatações e estreitamentos alternados nos cabelos e pêlos, que são curtos pelas fraturas que ocorrem. Os cabelos apresentam variação regular na espessura, adquirindo a aparência de nodosidades; afetam particularmente o dorso do couro cabeludo, embora o couro cabeludo inteiro e até mesmo os pêlos corporais possam ser afetados. Há uma alopecia parcial com ceratose pilar e tem sido encontrada na síndrome de Menkes e na argininossuccinilacidúria. Pode ser reconhecida pelo exame do pêlo com lupa e não há tratamento efetivo.
Afecção: Doença que tem frequentes manifestações. Comoção.
Alopecia:  Queda do cabelo. Calvície.

5) Tricorexe Nodosa - Desgaste do cabelo. É uma resposta do cabelo a um traumatismo. Os pêlos apresentam nódulos por haver uma dissecção longitudinal das fibras, o que ocasiona quebras. Vários fatores são incriminados para sua formação: sol, pente, escova, xampus, banhos de mar, etc. Há uma forma acompanhada de um transtorno metabólico como acidúria argininossuccínica, síndrome de Menkes e tricotiodistrofia.

6) Tricorrexe Invaginata – Cabelos em bambu. Trata-se de genodermatose muito rara, na qual em uma determinada região da haste, esta se alarga e o aspecto é o do nó de bambu. A tricorrexe invaginata é clássica na síndrome de Netherton, porém pode ocorre isoladamente em lesões traumáticas nos cabelos normais ou em outras alterações congênitas da haste. Pode ser acompanhada de pili torti e tricorrexe nodosa.

7) Triconodose - Afecção comum, caracterizada por torção dos cabelos que formam nós ou laços consequente a procedimentos cosméticos ou fricção. É mais observado em cabelos curtos e crespos, e normalmente acomete cabelos mais finos.

8) Tricoptilose - É quadro comum, caracterizado por cabelos frágeis e bifurcado. Resulta do desgaste da cutícula que expõe as fibras da córtex, como a ponte de uma corda desgastada. As fendas podem ser apenas na extremidade livre ou em toda a extensão da haste, resultando em fraturas. Pode ser relacionada com o uso de fixadores, água quente, produtos químicos e escovadura excessiva.

9) Pili Torti - Pêlos Torcidos. É afecção congênita rara caracterizada por pêlos espiralados, torcidos em torno dos eixos, secos e quebradiços, cuja localização mais freqüente é o couro cabeludo. Herdada por gene autossômico dominante e pode ser associado com outras malformações. É a anormalidade de pêlo mais encontrada na síndrome de Menkes. O defeito é notado na infância pela fragilidade dos cabelos.

10) Pili Annulati - Cabelo em Anéis. É distrofia rara, congênita, geralmente autossômica dominante, na qual os cabelos apresentam faixas anulares alternantes, com áreas claras e escuras por alterações do córtex e da medula do pêlo, podendo ocorrer fraturas. Não há tratamento. Tinturas podem ser usadas.

11) Pili Pseudo Annulati - O aspecto é idêntico à Pili Annulati, mas difere porque nesse tipo de pêlo o anel brilhante é devido à reflexão e refração da luz por superfícies achatadas e torcidas do pêlo, enquanto naquele tipo de pêlo o anel mais claro decorre de alterações internas, no córtex e medula.

12) Pili Recurvati - Pêlos encravados. São pêlos que nascem obliquamente, encurvam e penetram na pele. Afecção freqüente, principalmente em pêlos da barba e da nuca (e virília, nas mulheres). Os pêlos encravados podem causar uma reação inflamatória tipo corpo estranho e foliculite da barba. O tratamento é fazer a barba com o menor trauma possível, usando em seguida creme de corticóide associado com antibiótico. Em casos graves pode ser tentada depilação definitiva.

13) Pili Bifurcati - Trata-se de cabelo com fenda longitudinal circunscrita, de modo a dar o aspecto de bifurcação.

14) Pili Triangulati Et Caniculi - Síndrome dos Cabelos Impenteáveis. São cabelos com aparência desorganizada que não são penteáveis. A haste do pêlo tem um aspecto triangular à microscopia eletrônica, associado a uma depressão longitudinal. A quantidade de pêlo é normal, assim como o comprimento pode ser. 

15) Pili Multigemini - Caracteriza-se pela presença de vários pêlos saindo de um único aparelho pilossebáceo.

16) Cabelos Lanosos - Woolly Hair. É o cabelo crespo, encaracolado como na raça negra. Os pêlos lanosos, porém, são tão entrelaçados que se torna difícil penteá-los. Pode ser transmitido por gene autossômico dominante ou recessivo. É mais comum na criança e vai se normalizando na idade adulta.

17) Cabelo Com Casca - Hair Casts. Condição de provável origem hereditária, cujos cabelos apresentam uma envoltura ceratínica, devido à retenção de segmentos da bainha interna do folículo (material fluorescente-amarelo à luz de Wood).

18) Tricostasia Espinulosa - Consiste no acúmulo de pêlos no mesmo óstio folicular, dando o aspecto de ponteado negro. Parece ser devido à retenção de pêlos telógenos originários de uma mesma matriz pilosa. 

19) Tricoglífos - Conhecidos popularmente como redemoinho é um grupo de cabelos que se implantam no couro cabeludo, formando uma imagem em espiral. É apenas uma alteração na disposição dos cabelos, não há nenhuma alteração anatômica do folículo piloso ou haste. Algumas deformações congênitas, como oxicefalia, dicefalia, microcefalia, trigonocefalia, síndrome de Down, síndrome de Prader-willi, apresentam redemoinhos em quantidade e características tão particulares que servem como um sinal diagnóstico da patologia.

= No próximo post, estarão presentes aqui, as doenças provenientes do couro cabeludo! Aguardem

6 comentários:

  1. Nossa! Curtí bastante teu post. Valeu a pena seguir-te, rs . Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar meu blog e principalmente por ter gostado... Eu estou escrevendo um livro atualmente quando eu lançar espero que você leia...
    O seu blog é MUUUUITO interessante!!! Que diferente... parabens! O conteudo é ótimo. Ganhou uma nova amiga, beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Tenso esse post :S, mas ao mesmo tempo informativo não sabia da metade que exolica aí. Bjo ;)

    ResponderExcluir
  4. é meninas, até eu me surpreendi quando pesquisei doenças! mas é impressindível a gente saber né?! pq se algumas de nós tiver, a solução é correr prum dermatologista urgente! obgd por lerem e gostarem de estar aqui... bjins

    ResponderExcluir
  5. Aé? Você estuda moda? Que legal! Como é? Dificil?
    Então, eu tenho 17 anos... E você? Na verdade eu sempre gostei de escrever, e meus pais me incentivam bastante então eu comecei a escrever um livro ano passado, é um livro adolescente... Fala sobre a vida de uma garota que tem os pais separados recentemente e tambem sobre paixão adolescente... Quando eu lançar, vou te mandar um de presente tá? Espero que dê certo...
    Beijos!!! Giovanna

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente UAU !!Muito bom , agora conheço muitos casos novos e problemas de cabelo .
    Parabéns.
    MJorge

    ResponderExcluir